quarta-feira, 2 de abril de 2008

Ilha das Flores

O premiado curta do diretor Jorge Furtado foi o assunto de discussão de nossas aulas alguns dias atrás.

Este curta e muitos outros podem ser visto num site com vários curtas brasileiros patrocinado pela Petrobrás. É só colocar o título e mandar buscar. Abaixo vai o link:



COMENTÁRIOS DE ALGUNS ALUNOS:
"Pode-se dizer que o lixo só é lixo quando não queremos ou não precisamos mais de algo." Luiz Alex Oliveira Barros Junior, 1004.
"Se pararmos para pensar: para onde o lixo que jogamos todo dia fora vai? Pensamos que vai para o lixo, certo? Mas, também vai para alimentação de crianças e adultos que vivem no lixão..." Cristiana Faria Santos de Freitas, 1001.
"No caso dos restos de alimentos, quase sempre são consumidos por pessoas de tão baixa renda que dependem disso para sobreviver. De forma desumana, crianças, adoslecentes e adultos ficam expostos à possíveis doenças e a condições precárias de saúde, por falta de dinheiro." Flávia de Nery Castro, 1004.
"As pessoas que vivem nesses lixões não tem o que comer, o que beber, o que vestir, nem casa, nem trabalho, são pessoas excluídas da sociedade." Luiz Alex Oliveira Barros Junior, 1004.
"Muitos pais desempregados que vivem no lixo acabam deixando suas crianças sem estudar, para também viverem procurando restos de comida..." Gleyciele Lima Silva, 1001.
"O maior causador de crianças e adultos estarem e optarem por esse meio de vida é a situação socioeconômica do Brasil." Cristiana Faria Santos de Freitas, 1001.
"No lixo existem vários tipos de doenças que podem acabar prejudicando a saúde dessas pessoas..." Gleyciele Lima Silva, 1001.
"É errado essa reutilização de alimentos que não servem mais para o consumo. Mas há tanta gente sem ter o que comer..." Patrícia dos S. Claudino, 1001.
"Um dos motivos dessa população não ter o que comer é que são muitas pessoas que no passado não frequentaram a escola e não tem qualificação profissional." Patrícia dos S. Claudino, 1001.
"Muitas vezes reclamamos da vida, mas esquecemos que tem pessoas sem ter o que comer. Reclamamos, mas nós temos nossa casa, nosso alimento, etc. Esquecemos que tem pessoas que sobrevivem do nosso lixo." Eleylson S. de Moraes, 1001.
"O filme mostra uma grande desigualdade social porque os porcos estão sendo melhor tratados que as pessoas do lixão. Isto porque os porcos tem donos que cuidam deles e as pessoas não tem ninguém que zelem por elas." Omar José da S. Ferreira, 1004.
"Todo ser humano tem o direito de ser feliz, de ter o que comer, o que vestir, e onde dormir, sem precisar comer comida do lixo..." Williane Souza dos Santos, 1001.
"A solução está na geração de empregos, relacionados à reciclagem, assim, diminui-se o grande número de lixo e devolve-se a dignidade de inúmeras pessoas. Essa iniciativa não depende só dos governantes, mas de nós mesmo como pessoas integrantes dessa sociedada contemporânea." Flávia de Nery Castro, 1004.
"...é preciso ter mais oportunidades de empregos, ter um governo competente, com um presidente justo e honesto..." Williane Souza dos Santos, 1001.
"Precisamos deixar o nosso EU de lado e tomarmos uma atitude com relação a essas pessoas que tanto sofrem para sobreviver." Eleylson S. de Moraes, 1001.
Precisa falar mais alguma coisa?...

2 comentários:

matheus fialho disse...

Olá à todos!
Minha mãe Andréa estuda Serviço Social na UFF - Gragoatá/ 2o período. Ela assistiu ao filme "Ilha das Flores" durante as aulas da disciplina "Questão Social" no 1o período/2o semestre-2007. A "Questão Social" são todos os problemas originados pelo "Capitalismo - Sistema econômico e social baseado na propriedade privada dos meios de produção, na organização da produção visando o lucro e empregando trabalho assalariado, e no funcionamento de sistema de preços." Dicionário Mini-Aurélio.
Esse sistema econômico visa o lucro dos empresários através da exploração dos trabalhadores. Quem não consegue trabalho e vive à margem da sociedade(marginalizados mesmo), tenta sobreviver do lixo de quem tem seu meio de sobrevivência garantido. É uma forma desumana de viver. Um porco vale mais que um ser humano.

Um abraço à todos,
Matheus de Castro

matheus fialho disse...

Espero que todos reflitam sobre esse sistema econômico chamado capitalismo, onde quanto mais se produz numa nação e ela se torna mais rica, mais a sua população se torna empobrecida.
Abraços à todos,
Matheus de Castro