segunda-feira, 19 de abril de 2010

FOGUETES



A nave "Space Shuttle", ou Ônibus Espacial, foi o primeiro veículo aeroespacial da NASA. Este veículo é o primeiro com capacidade para decolar como um foguete, orbitar como uma espaçonave e reentrar na atmosfera planando como uma aeronave convencional. O sistema do Ônibus Espacial é composto de três partes: o veículo, que possui três propulsores principais; o tanque externo, que contém o combustível líquido mais o gás comburente; dois propulsores de lançamento, que são fixados no tanque.

De uma maneira bem simples e fácil de entender, vou explicar quais são os princípios básicos de um foguete.

Imagine uma bexiga cheia de ar e de repente soltamos o ar que esta dentro dela. Você deve ter percebido que este ar que esta dentro da bexiga sai com uma certa força e essa mesma força empurra a bexiga para o sentido contrario ao ar que esta saindo.

Bom, isso é exatamente o que ocorre com o foguete no espaço, com mísseis, aviões, etc. É o que diz a 3ª lei de Newton, a Lei da Ação e Reação. Só que no caso do foguete, ele expele os gases da combustão situados na parte traseira do mesmo que saem com uma velocidade enorme, empurrando-o para frente enquanto os gases saem para trás.




Nenhum comentário: