domingo, 16 de maio de 2010

CRISTAIS AO MICROSCÓPIO - TURMA 1706













Os cristais são encontrados na natureza e são muito úteis para a realização de inúmeras atividades. Eles são utilizados como condimentos, jóias, e em equipamentos eletrônicos ou ferramentas.

Nesta aula observamos quatro diferentes tipos de cristais ao microscópio: cloreto de potássio, cloreto de estrôncio, cloreto de cobre II e cloreto de cobalto II.

Posteriormente observamos a formação de cristais de prata ao misturarmos um pedaço de fio de cobre com uma solução de nitrato de prata.


quinta-feira, 13 de maio de 2010

LANÇAMENTO DE FOGUETE - TURMA 1604









Nesta aula lançamos um foguete feito de garrafa PET de 600 mL. Colocamos dentro da garrafa comprimidos de sonrisal e água. Posteriormente tampamos a garrafa com uma rolha. A pressão gerada dentro da garrafa dispara a rolha que acaba impulsionando o foguete pra cima. Ele chega atingir alturas de mais de 10 metros.

SIMULAÇÃO DE UM FOGUETE - TURMAS 1606 E 1607











Nesta aula simulamos um foguete através de uma bexiga cheia de ar presa num fio de nailon. Quando o ar da bexiga é expelido faz com que a mesma seja impulsionada para o outro lado. Esse é o princípio de funcionamento dos foguetes.
Segunda Lei de Newton - Leia da Ação e Reação.

UTILIZAÇÃO DA LUPA E OBSERVAÇÃO DE UMA ABELHA - TURMA 1706












Nesta aula os alunos aprenderam a manusear lupas e pinças através da obervação de uma abelha. Detalhes anatômicos da abelha foram anotados.