quarta-feira, 11 de junho de 2008

Projeto Plantas Medicinais


PLANTA MEDICINAL

Planta medicinal é uma planta que contém substâncias bio-ativas com propriedades terapêuticas, profiláticas ou paliativas. Muitas destas plantas são venenosas ou pelo menos levemente tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Existe um grande número de espécies em todo o mundo, usadas desde tempos pré-históricos na medicina popular dos diversos povos. As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia) e suas propriedades são estudadas nos laboratórios das empresas farmacêuticas, a fim de isolar as substâncias que lhes conferem propriedades medicinais (princípio ativo) e assim, produzir novos fármacos. Ao lado está a foto da Camomila, uma erva medicinal muito utilizada no mundo todo.


O PLANTIO DAS MUDAS

O PROJETO PLANTAS MEDICIAIS encontra-se em pleno andamento. Inicialmente os alunos fizeram uma pesquisa com parentes e vizinhos sobre plantas utilizadas como remédios. Queremos resgatar costumes tradicionais e levá-los para sala de aula. Posteriormente cada um ficou responsável por trazer mudas dessas plantas.

Como o solo já havia sido preparado na aula anterior as mudas foram plantadas e nomeadas pelo seu nome vulgar e nome científico.

Um pesquisa mais detalhada sobre as mudas plantadas começou a ser feita. Agora temos que cuidar das mudas e esperar até que possamos começar a produzir os fitoterápicos.

Abaixo estão fotos dos alunos plantando e regando as mudas. Turmas participantes: 902, 1006, 3001, 3002 e 3003.















































































domingo, 8 de junho de 2008

Projeto Plantas Medicinais

A Mãe Natureza proporciona ao homem uma infinidade de plantas com valores medicinais. A flora brasileira constitui uma fonte inesgotável de saúde e nossos ancestrais sempre souberam se aproveitar desta riqueza, pois o uso das plantas medicinais existe desde o início dos tempos. No princípio existia apenas o conhecimento empírico. Hoje, porém, muitas pesquisas científicas comprovam as propriedades medicinais de várias plantas, comprovando (ou não) o uso popular destas plantas. É importante ressaltar que, ao contrário do que muitos imaginam, algumas plantas fazem mal à saúde e por isso não devemos fazer uso indiscriminado desta terapia.
Objetivando um resgate da sabedoria e cultura popular, da autoestima, da valorização do meio ambiente, do aprendizado e da criação de um espaço de cidadania; alunos , professores e funcionários da Escola Estadual Jornalista Álvaro Bastos criaram o PROJETO PLANTAS MEDICINAIS.
O projeto consiste no preparo da terra e plantio de mudas de plantas e ervas para posterior utilização. Com o desenvolvimento das mudas, pretendendo fazer chás, infusões, pomadas, cremes, xampus, condicionadores, desinfetantes. Vamos unir o conhecimento científico de forma interdisciplinar com a sabedoria popular. Queremos criar na escola um espaço de estudo e produção do saber aberto a toda comunidade. A caminhada é longa, mas já estamos dando os primeiros passos.
Inicialmente começamos a preparação dos canteiros para receber as mudas.
Abaixo estão algumas fotos das turmas 3001 e 3002 botando a mão na massa rsrsrsrsrs.