domingo, 13 de abril de 2008

O uso do microscópio e a visualização de células

Nessa sexta fizemos uma aula prática muito legal. Aprendemos a usar o microscópio de luz e identificar suas partes.
Depois observamos diferentes tipos de células em vários aumentos. Células do bulbo da cebola, células da epiderme da bochecha, células sanguíneas (hemácias e glóbulos brancos).
Atenção, não esqueçam de fazer o relatório e trazer em nossa próxima aula. Sigam as instruções de como se fazer um relatório.
Um abração a todos!




sábado, 12 de abril de 2008

Passeio pelo rio antigo

Olá Galera da 705,
Nesta quinta dia 10/04 fizemos um passeio bem legal pelo centro do rio. Apesar de termos esperado um tempão a liberação da barca, foi muito divertido. Passamos pelas ruas do rio antigo, pelo Arco dos Teles, Casa França Brasil e Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).

Caminhando pela praça XV.

Rua do rio antigo.

Igreja da Candelária.



Olha quem encontramos chegando no CCBB. Suely Franco. Demais né!



Saindo da Exposição Teatro de Debret na Casa França Brasil.
O Teatro de Debret é a maior exposição já realizada sobre Jean-Baptiste Debret (1768-1848), pintor integrante da Missão Artística Francesa que viveu no Rio de 1816 a 1831. Com 511 obras, sendo 346 aquarelas, 151 pranchas litográficas e cinco óleos do artista, além de nove trabalhos relacionados com ele, a mostra revela o Rio, tanto sede do império português como do Brasil, com todos os seus contrastes e exuberâncias. A mostra integra as comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real.


Exposição Os Trópicos no CCBB.
A mostra ressalta temas que atravessam os tempos misturando trabalhos de artistas contemporâneos e peças antigas de regiões tropicais da Ásia, Oceania, África e América Latina, oriundas do Museu Etnológico de Berlim, considerado um dos mais importantes do mundo.



Alunos e professores (Maycon e Míriam) na frente do CCBB.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Mais modelinhos de célula animal

Agora a turminha que faltava (803). Pena que nem todos fizeram o trabalho. Parabéns aos que fizeram. Ficou super 10!


Aos que não fizeram se esforcem mais da próxima vez.


Um abração a todos!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Mapas na net

Olá galera,
Tem um site muito maneiro da google onde podemos encontrar qualquer endereço do planeta nele. É só digitar o endereço e clicar em pesquisar no mapa. Ele abre um mapa com várias informações. Dá pra tirar dúvidas também quando queremos ir pra algum lugar e não sabemos ir por exemplo.
Testei o site e consegui ver o meu prédio, a minha rua, as ruas próximas. Consegui ver até a casa dos meus pais por cima. É muito maneiro e útil.
Na empolgação visitei algumas ruas da França e da Austrália, rsrsrsrs...
Vale a pena conferir!

http://maps.google.com

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Modelo de Célula Animal

Não há vida sem as células. Esses pequenos compartimentos, limitados por uma membrana e preenchidos por uma substância aquosa repleta de compostos químicos (o citoplasma), desempenham em miniatura todas as funções vitais. A célula move-se, cresce, reage a estímulos, defende-se e se reproduz. Para manter rotina tão variada, a célula eucariota utiliza-se de um conjunto bem organizado de estruturas que lembram um pequeno complexo industrial. Cada estrutura, ou organela, tem funções definidas.
Os alunos das turmas 801 e 802 apresentaram hoje os seus modelos de célula animal. Utilizando imagens de células e com variados tipos de materiais foram construídos modelos de célula que evidenciavam a membrana celular, o citoplasma e os diversos organóides.
Apesar do nervosismonas apresentações, todos foram muito bem. Vocês estão de parabéns!!!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Quem come quem?

Hoje a turma 705 participou de uma brincadeira que simulava as relações entre os seres vivos numa cadeia alimentar. Uma cadeia alimentar é uma seqüência de seres vivos, uns servindo de alimento a outros, sucessivamente. A cadeia alimentar resume uma seqüência de transferências de matéria e energia de um organismo para outro sob a forma de alimento.
A brincadeira é um pique com várias rodadas onde os alunos fazem os papéis de jaguatirica, préa e capim. Tem de tudo...rsrsrs... menos mico...rsrsrs...


quarta-feira, 2 de abril de 2008

Ilha das Flores

O premiado curta do diretor Jorge Furtado foi o assunto de discussão de nossas aulas alguns dias atrás.

Este curta e muitos outros podem ser visto num site com vários curtas brasileiros patrocinado pela Petrobrás. É só colocar o título e mandar buscar. Abaixo vai o link:



COMENTÁRIOS DE ALGUNS ALUNOS:
"Pode-se dizer que o lixo só é lixo quando não queremos ou não precisamos mais de algo." Luiz Alex Oliveira Barros Junior, 1004.
"Se pararmos para pensar: para onde o lixo que jogamos todo dia fora vai? Pensamos que vai para o lixo, certo? Mas, também vai para alimentação de crianças e adultos que vivem no lixão..." Cristiana Faria Santos de Freitas, 1001.
"No caso dos restos de alimentos, quase sempre são consumidos por pessoas de tão baixa renda que dependem disso para sobreviver. De forma desumana, crianças, adoslecentes e adultos ficam expostos à possíveis doenças e a condições precárias de saúde, por falta de dinheiro." Flávia de Nery Castro, 1004.
"As pessoas que vivem nesses lixões não tem o que comer, o que beber, o que vestir, nem casa, nem trabalho, são pessoas excluídas da sociedade." Luiz Alex Oliveira Barros Junior, 1004.
"Muitos pais desempregados que vivem no lixo acabam deixando suas crianças sem estudar, para também viverem procurando restos de comida..." Gleyciele Lima Silva, 1001.
"O maior causador de crianças e adultos estarem e optarem por esse meio de vida é a situação socioeconômica do Brasil." Cristiana Faria Santos de Freitas, 1001.
"No lixo existem vários tipos de doenças que podem acabar prejudicando a saúde dessas pessoas..." Gleyciele Lima Silva, 1001.
"É errado essa reutilização de alimentos que não servem mais para o consumo. Mas há tanta gente sem ter o que comer..." Patrícia dos S. Claudino, 1001.
"Um dos motivos dessa população não ter o que comer é que são muitas pessoas que no passado não frequentaram a escola e não tem qualificação profissional." Patrícia dos S. Claudino, 1001.
"Muitas vezes reclamamos da vida, mas esquecemos que tem pessoas sem ter o que comer. Reclamamos, mas nós temos nossa casa, nosso alimento, etc. Esquecemos que tem pessoas que sobrevivem do nosso lixo." Eleylson S. de Moraes, 1001.
"O filme mostra uma grande desigualdade social porque os porcos estão sendo melhor tratados que as pessoas do lixão. Isto porque os porcos tem donos que cuidam deles e as pessoas não tem ninguém que zelem por elas." Omar José da S. Ferreira, 1004.
"Todo ser humano tem o direito de ser feliz, de ter o que comer, o que vestir, e onde dormir, sem precisar comer comida do lixo..." Williane Souza dos Santos, 1001.
"A solução está na geração de empregos, relacionados à reciclagem, assim, diminui-se o grande número de lixo e devolve-se a dignidade de inúmeras pessoas. Essa iniciativa não depende só dos governantes, mas de nós mesmo como pessoas integrantes dessa sociedada contemporânea." Flávia de Nery Castro, 1004.
"...é preciso ter mais oportunidades de empregos, ter um governo competente, com um presidente justo e honesto..." Williane Souza dos Santos, 1001.
"Precisamos deixar o nosso EU de lado e tomarmos uma atitude com relação a essas pessoas que tanto sofrem para sobreviver." Eleylson S. de Moraes, 1001.
Precisa falar mais alguma coisa?...

terça-feira, 1 de abril de 2008

1° de Abril - Dia da Mentira


Já pregou uma peça em alguém hoje? Não perca tempo! Mas cuidado pra não matar niguém do coração, não exagere! Para não deixar esse dia passar em branco aqui no blog, pesquisei na Internet o porquê desse dia ser considerado o dia da mentira. Descobri que existem muitas explicações para isso, uma delas diz que ele se originou na França por causa de uma confusão no calendário. Saiba no artigo da Wikipédia.


Artigo da Wikipédia
Dia da mentira: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira


Aproveitando o post, apresento-lhes as cinco maiores mentiras da história da ciência. É só entrar no site abaixo. Conheça!



Abraços a todos!


Data das Avaliações

Atenção as datas das avaliações:

Avaliação de Química
14/04 - turmas 1001, 1004, 1006, 1008, 2003 e 3003.
15/04 - turmas 2002, 3001 e 3002.

Avaliação de Ciências
14/04 - turma 902.
17/04 - turmas 803 e 705.
18/04 - turmas 801 e 802.

Entrega de Trabalhos
04/04 - turmas 801 e 802.
07/04 - turmas 1001, 1004, 1006, 1008 e 2003.
08/04 - turmas 2002, 3001 e 3002.
10/04 - turmas 803 e 705.
14/04 - turmas 902 e 3003.